Verkitschen
- 2008 -







Verkitschen
Instalação
Botas de borracha, cimento, areia, agua, rebites, aquecedores
Dimensões variadas
2008
Porto


























































































































Verkitschen

"É um termo usado para categorizar objectos de valor estético distorcidos e/ou exagerados, que são inferiores à sua cópia existente."
Esta instalação é fruto de um período de reflexão após um ciclo de viagens.
Num local novo, onde não conhecemos as fronteiras há como que um mapear onde tudo serve para construir caminho. Tudo é chão.
Talvez de um pós colonialismo ainda recente, Maputo não parece estar do outro lado do hemisfério, criando uma estranheza por não haver estranheza.
Uma sensação de paralaxe entre aquilo que se pensa que se sabe e aquilo que se está a viver, podia muito bem ser em mim a visão kitsch.
Por exemplo, toda a cor africana fotográfica estava envolvida por um cinzento atmosférico não visível. E é sobre esta atmosfera que eu trabalhei.

Maputo como que uma cidade desocupada e reocupada. E é neste (re)ocupar de um espaço deixado, que os valores dos objectos e do próprio espaço são distorcidos, aparecendo outros.

Verkitschen, existe aqui como um aproveitar e (re)aproveitar, como que numa ideia de reciclagem de um vazio, que é levada até ao espaço e à própria atitude das pessoas.